Foto: Gabriela Garcia Cera / Fapesc
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Fapesc e o Sebrae/SC celebram o sucesso da fase de inscrições para a 5ª edição do Programa Nascer, que bateu recorde de projetos submetidos e apresenta um cenário promissor para o empreendedorismo inovador em Santa Catarina. Ao todo, 1.211 projetos foram finalizados, e 483 foram aprovados para o programa de pré-incubação, que será realizado em 15 municípios catarinenses.
O número reflete não só o aumento de interesse no programa, mas também a evolução na qualidade e no grau de preparação dos projetos submetidos.
Este ano, as mulheres representam 35% dos projetos aprovados, garantindo a representatividade feminina no ecossistema de inovação. Além disso, 70% dos participantes já possuem experiência prévia em empreendedorismo, demonstrando um incremento na maturidade e no nível de experiência das ideias apresentadas.
De acordo com o diretor técnico do Sebrae/SC, Fábio Búrigo Zanuzzi, os dados reforçam que o Programa Nascer está cada vez mais atraente para empreendedores com trajetória consolidada, embora 30% dos inscritos estejam dando seus primeiros passos no mundo dos negócios, evidenciando o caráter inclusivo da iniciativa. “Estamos muito satisfeitos com o resultado das inscrições, tivemos um aumento de mais de 100% no número de projetos inscritos em relação ao ano anterior, e com qualidade muito superior”, comenta.
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, ressalta que a iniciativa de auxiliar os empreendedores a colocar ideias em prática, promove a inovação no Estado em benefício do cidadão catarinense. “É muito gratificante proporcionar ao empreendedor catarinense, através do Programa Nascer, a realização de um sonho”, diz o presidente.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, diz que o número recorde de inscritos reflete o interesse do empreendedor em ações voltadas para inovação e tecnologia. “Vamos continuar investindo cada vez mais em iniciativas como o Projeto Nascer, no incentivo às soluções inovadoras, que agregam valor para todos os setores da economia catarinense”, conclui.