Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Conselheiros tutelares se formam em curso de formação sobre libras financiado pelo FIA

Publicada em: 10/10/2025 07:19 -

Fotos: Helena Marquardt/ Acom SAS

Mais de 40 conselheiros tutelares e conselheiros de direito concluíram o curso “Formação sobre Libras e o Mundo da Surdez”, promovido pelo Instituto Otovida, de São José, e financiado com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). A formatura ocorreu na quinta-feira (9), no Auditório da Granfpolis, em Florianópolis.

A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, destacou a importância da capacitação:

“Capacitar os conselheiros tutelares é essencial, pois eles fazem parte da Rede de Proteção. Com o uso da Libras, podem se comunicar com crianças e adolescentes surdos e garantir seus direitos sem distinção.”

O curso foi realizado na modalidade EAD, com duração de 10 meses e 16 horas de carga horária, formando 43 profissionais de diversas regiões do estado. A equipe responsável incluiu fonoaudióloga, pedagoga, psicóloga, assistente social e professora bilíngue (português/Libras).

Segundo o presidente do Instituto Otovida, Péricles Tosin, o objetivo foi fortalecer a atuação dos conselheiros na promoção dos direitos de crianças e adolescentes com deficiência auditiva, incentivando inclusão, empatia e acessibilidade.

O evento também contou com a palestra “Os desafios e potencialidades da atuação do Conselho Tutelar no atendimento das pessoas com deficiência”, ministrada por Gilberto Rateke Jr., referência nacional no tema. O encontro buscou valorizar e fortalecer o trabalho dos conselhos, promovendo troca de experiências e reflexão sobre a inclusão.

Compartilhe: