Foto: Divulgação/PCSC
A Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio da Delegacia de Polícia de Balneário Arroio do Silva, deu cumprimento nesta terça-feira (03) a mandado de prisão preventiva contra homem investigado pela prática de aproximadamente 30 furtos e, durante o cumprimento do ato, o mesmo homem foi preso em flagrante pela prática de novo furto que acabara de cometer, além do crime de resistência à prisão.
Nos últimos meses, a Delegacia de Polícia instaurou dois inquéritos policiais para apuração de uma série de furtos ocorridos no município de Balneário Arroio do Silva. No primeiro registro, o autor efetuou a subtração de um botijão de gás do interior de uma residência, sendo posteriormente identificado pelas imagens das câmeras de segurança. Posteriormente, o mesmo autor passou a efetuar vários furtos no interior de automóveis, mais precisamente de carteiras com os cartões de crédito e dinheiro. Em seguida, de posse dos cartões de crédito, o investigado passava a efetuar diversas compras no comércio local utilizando os cartões subtraídos no modo aproximação, o que configura o crime de furto qualificado pela fraude.
Após longa investigação, a Delegacia de Polícia obteve êxito na identificação do autor e na comprovação da autoria de 29 furtos por ele praticados, razão pela qual, a Autoridade Policial representou pela prisão preventiva do autor, o que foi deferido pelo Juízo da Vara Regional de Garantias de Criciúma após manifestação favorável do Ministério Público.
Na terça-feira (3), um dos policiais civis da unidade recebeu a informação de que o investigado estaria no interior de um supermercado efetuando compras, razão pela qual, se deslocou imediatamente e procedeu à abordagem. Contudo, o investigado tentou se evadir do local e resistiu ativamente à prisão, inclusive com violência física, sendo perseguido e capturado pelo policial civil. Na ocasião, o policial civil utilizou de técnicas de imobilização e impediu a fuga até a chegada dos demais policiais civis ao local.
Durante a revista pessoal, foi verificado que o autor estava na posse de dinheiro e de outros sete cartões de crédito em nome de terceiro. Ao fazer contato com tal pessoa, restou constatado que havia sido vítima de furto momentos antes, ou seja, o investigado novamente efetuou a subtração de cartões e dinheiro no interior de um veículo e se dirigiu a um estabelecimento comercial com o objetivo de efetuar novas compras com os cartões.
Por consequência, os policiais civis deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva. Ainda, o autor foi autuado em flagrante pelos crimes de furto e resistência e, durante o seu interrogatório, confessou a autoria delitiva, sendo encaminhado ao Presídio Regional de Araranguá.
De acordo com o Delegado
de Polícia responsável pela DPMU de Balneário Arroio do Silva, Juliano Baesso,
trata-se de mais uma investigação exitosa por parte do setor de investigação da
unidade, que logrou êxito na coleta de elementos de autoria e materialidade
contra autor de dezenas de furtos praticados no município. Ainda, destacou a
atuação brilhante do policial civil responsável pela prisão, o qual conseguiu
impedir a fuga e imobilizar o autor até a chegada dos demais policiais.