Foto: Tiago Ghizoni / Arquivo / SECOM
A temporada de verão 2025/2026 em Santa Catarina registra resultados positivos na segurança nas praias. Dados divulgados nesta terça-feira (27) pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) mostram que o número de crianças perdidas caiu 33% em comparação com a temporada passada.
Entre 15 de dezembro de 2025 e 26 de janeiro de 2026, foram registrados 1.936 casos de crianças perdidas, contra 2.899 no mesmo período do verão anterior. A redução é atribuída ao aumento das ações preventivas e ao trabalho educativo realizado pelos guarda-vidas.
Nesta temporada, o CBMSC já realizou cerca de 9 milhões de ações preventivas, um milhão a mais que no ano passado. Um dos destaques é o Projeto Golfinho, que orienta crianças, de forma lúdica, sobre os perigos do mar e atitudes de segurança. Mais de 5 mil crianças já participaram do programa, e a expectativa é ultrapassar 10 mil até o fim da temporada.
Os bombeiros também reforçam o uso gratuito de pulseiras de identificação para crianças, distribuídas nos postos de guarda-vidas, e orientam que elas permaneçam sempre no raso e a, no máximo, um braço de distância dos responsáveis.
Com mais conscientização, o número de salvamentos nas praias também caiu, passando de 2.545 para 1.780. Houve redução de óbitos no mar, de 12 para 10. Já em rios e lagos, foram registradas 10 mortes, todas em locais sem presença de guarda-vidas.
O CBMSC reforça a importância de frequentar áreas protegidas, manter atenção constante com crianças e seguir as orientações de segurança para evitar acidentes.


