Foto: PCSC
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Blumenau e da DPCAMI de Blumenau, deflagrou na manhã desta terça-feira, às 6h, a Operação PREMIUS, em ação integrada com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
A operação ocorreu de forma simultânea em Blumenau, Camboriú, Itapema e São Francisco do Sul, em Santa Catarina, e nas cidades de Passo Fundo e Alvorada, no Rio Grande do Sul. Ao todo, 40 policiais civis participaram da ação.
Foram cumpridos 15 mandados de prisão e 19 mandados de busca e apreensão. Quatro pessoas foram presas durante a operação, e sete mandados foram cumpridos contra investigados que já estavam no sistema prisional.
As investigações apuraram a prática de estelionato conhecido como “golpe do bilhete”, que tem como principais vítimas pessoas idosas. Os suspeitos abordavam as vítimas em via pública, simulando uma falsa premiação de loteria e induzindo-as a sacar e transferir dinheiro.
Os prejuízos chegaram a dezenas de milhares de reais por vítima, principalmente em Blumenau, causando grandes perdas financeiras e danos emocionais.
Durante a operação, também foi determinado o sequestro de um imóvel na Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, e a apreensão de um veículo, ambos ligados aos valores obtidos com os crimes.
A Operação PREMIUS reforça a integração entre as polícias civis de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul no combate ao estelionato e na proteção de pessoas idosas.


