Foto: Divulgação/FTC
As ferrovias de Santa Catarina transportaram mais de 6,1 milhões de toneladas de cargas em 2025. Os dados são da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com base em informações da ANTT.
A Ferrovia Tereza Cristina movimentou cerca de 3,08 milhões de toneladas, principalmente carvão mineral e contêineres com destino ao Porto de Imbituba. Já a Rumo Logística transportou outras 3,08 milhões de toneladas, com destaque para soja e milho destinados ao Porto de São Francisco do Sul.
Carvão mineral e soja representaram mais de 76% do total transportado no ano. Também foram movimentadas cargas como milho, contêineres, fertilizantes, bobinas de aço e combustíveis.
A Ferrovia Tereza Cristina foi responsável por cerca de 43% da movimentação de contêineres do Porto de Imbituba, tornando o terminal um dos que mais utilizam o transporte ferroviário no país.
Santa Catarina possui 1.373 quilômetros de ferrovias, mas apenas 373 quilômetros estão em operação. O estado tem dois novos projetos ferroviários em andamento e aprovou, em 2025, a lei que criou o Sistema Ferroviário de Santa Catarina, com foco na ampliação e modernização do setor.


