Foto: Divulgação / CBMSC
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina alerta para o aumento do risco de acidentes com animais peçonhentos, como aranhas, serpentes, escorpiões e lagartas, especialmente antes e após períodos de chuvas prolongadas. Em 2025, foram registrados 6.186 atendimentos relacionados a esse tipo de ocorrência no estado.
Durante as estações mais quentes, como primavera e verão, esses animais ficam mais ativos, saem de seus abrigos em busca de alimento e reprodução, o que aumenta o risco de contato com pessoas.
Para prevenir acidentes, a recomendação é manter terrenos limpos, gramados aparados, evitar acúmulo de entulho, vedar frestas em paredes e muros, limpar locais pouco usados da casa, verificar roupas e calçados antes de usar e utilizar equipamentos de proteção, como luvas e botas, em áreas de risco.
Em caso de acidente, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente. Também é possível entrar em contato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), que funciona 24 horas pelo telefone 0800-643-5252, oferecendo orientações gratuitas à população.
Em Santa Catarina, os principais animais peçonhentos são serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas do tipo taturana e alguns animais aquáticos. A identificação correta da espécie é fundamental para o tratamento adequado.


