Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom
Santa Catarina registrou recorde na abertura de empresas em 2025. Entre janeiro e dezembro, foram abertos 293 mil novos CNPJs e encerrados 153 mil negócios, resultando em um saldo positivo de 140 mil empresas, o maior da história do estado.
O crescimento reflete o bom momento da economia catarinense, que cresce acima da média nacional e possui a menor taxa de desemprego do país. Entre os setores que mais se destacaram estão transporte, comércio e reparação de veículos, atividades administrativas, construção civil e serviços profissionais.
As mulheres tiveram participação relevante, representando 40,8% dos sócios das empresas abertas em 2025, além de aumento no capital social investido.
A maioria dos novos negócios é formada por micro e pequenas empresas, especialmente os Microempreendedores Individuais (MEIs), que representam mais de 70% das aberturas. As empresas do tipo LTDA aparecem na sequência, com quase 30%.
O Governo de Santa Catarina atribui os resultados a políticas de incentivo ao empreendedorismo, como a simplificação do processo de abertura de empresas, programas de crédito e a desburocratização do ambiente de negócios, que permitem a abertura de atividades de baixo risco por meio de autodeclaração.


