A Secretaria de Estado da Educação (SED) determinou a suspensão das aulas na rede estadual como medida preventiva devido aos alertas da Defesa Civil sobre os temporais em Santa Catarina. A suspensão vale para as regiões classificadas em nível laranja (alto risco) e vermelho (muito alto risco).
Os temporais começam entre a tarde e a noite de segunda-feira, 08 com chuva intensa, rajadas de vento e chance de granizo no Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planaltos. No Litoral, haverá mais nebulosidade, mar agitado e temperaturas entre 27°C e 31°C.
Na terça-feira, 9, o avanço do ciclone aumenta as instabilidades, com chuva forte em períodos curtos, principalmente no Litoral e áreas serranas. O risco é alto para alagamentos e enxurradas, e as rajadas de vento devem chegar a 70 km/h.
Na quarta-feira, 10, o ciclone se afasta para alto mar, reduzindo a instabilidade, mas os ventos ficam mais fortes, entre 60 e 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h nas áreas costeiras e serranas. Pancadas rápidas de chuva ainda podem ocorrer, porém com menor risco.
Segundo a Defesa Civil e a Epagri/Ciram, o ciclone é considerado atípico por se formar em período mais quente, próximo da costa entre SC e RS, com pressão atmosférica muito baixa e deslocamento lento, o que aumenta os impactos. Os efeitos serão sentidos de segunda-feira, 8, até quinta-feira, 10, quando o sistema deverá se afastar para o alto mar.


