Foto: Divulgação / Procon/SC
Nesta quarta-feira, 3, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Pirataria, data que reforça a importância de conscientizar a população sobre os prejuízos e perigos do comércio ilegal. O Procon/SC tem intensificado ações contra produtos falsificados, incluindo fiscalizações, capacitação de Procons municipais e operações específicas contra bebidas adulteradas com metanol.
De acordo com o Fórum Nacional Contra a Pirataria, produtos falsificados causaram prejuízo de R$ 468 bilhões ao Brasil em 2024. Os setores mais afetados foram vestuário e bebidas alcoólicas. Em novembro, o Procon/SC realizou quatro dias de treinamento com fiscais municipais, incluindo palestras e operações na Grande Florianópolis.
Produtos falsificados podem causar sérios riscos à saúde, como óculos sem proteção UV, tênis que provocam lesões, carregadores que podem explodir e brinquedos com substâncias tóxicas. Medicamentos falsificados também representam grande perigo.
O Procon/SC disponibiliza uma cartilha para orientar consumidores sobre esses riscos. Além disso, o comércio ilegal costuma envolver organizações criminosas.
As ações de combate à pirataria são feitas em parceria com Polícia Civil, Cecop, Polícia Científica, Guarda Municipal, Polícia Federal e Imetro-SC. A falsificação é infração administrativa e também crime penal, exigindo atuação conjunta dos órgãos de fiscalização e segurança.


