Tocando Agora: ...
Nenhuma programação no momento
No ar: ...

...

PADoc garante emissão permanente da Carteira de Identidade Nacional no sistema prisional de Santa Catarina

Publicada em: 02/12/2025 07:13 -

Foto: Divulgação / Sejuri

A Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), em parceria com a Polícia Científica, CNJ e TJSC, lançou nesta segunda-feira (1º) o PADoc – Posto Avançado de Documentação – no Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara. Com isso, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) passa a ser emitida diretamente dentro das unidades prisionais do estado.

Durante o evento, foi apresentado como funciona o processo de emissão da CIN, incluindo coleta biométrica e validação do documento. A ação faz parte do Programa Fazendo Justiça, do CNJ, e segue a resolução que garante documentação básica às pessoas privadas de liberdade.

Com o PADoc, as 54 unidades prisionais catarinenses terão postos próprios de coleta biométrica, operados por servidores treinados. A Polícia Científica ficará responsável pela validação e impressão da CIN.

 

Segundo a secretária Danielle Amorim Silva, garantir documentação é essencial para oferecer dignidade e ampliar direitos. Já a coordenadora do Departamento da Polícia Penal, Sílvia Cantarino, reforçou que a documentação é o primeiro passo para acesso a políticas públicas, educação e trabalho, contribuindo para a reinserção social.

Compartilhe: