Tocando Agora: ...
Nenhuma programação no momento
No ar: ...

...

Tuberculose: Saúde de SC reforça importância da vacina BCG

Publicada em: 18/11/2025 07:28 -

Foto: Sid Macedo/ASCOM SES

A tuberculose é uma doença transmissível que tem cura, mas ainda preocupa a saúde pública. No Dia Nacional de Combate à Tuberculose, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lembra que a vacina BCG, aplicada logo após o nascimento, protege as crianças contra as formas mais graves da doença. O imunizante e o tratamento são oferecidos pelo SUS.

Causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões, a tuberculose é transmitida pelo ar. Os principais sintomas são tosse por mais de duas semanas, febre no fim do dia, suor noturno, cansaço e perda de peso. De janeiro a novembro de 2025, Santa Catarina vacinou 83,18% das crianças menores de um ano.

O tratamento dura de seis meses a um ano e deve começar rapidamente para interromper a transmissão. A SES reforça a importância de buscar atendimento ao surgir sintomas e de apoiar quem está em tratamento.

 

Situação em SC:
Em 2024, o estado registrou 2.339 novos casos de tuberculose, sendo 1.979 da forma pulmonar. Do total, 88% fizeram teste de HIV e 14,3% tinham coinfecção. Vinte e oito municípios foram reconhecidos por cumprir metas de diagnóstico e prevenção.

Compartilhe: