Fotos: Divulgação/SecomGOVSC
Santa Catarina alcançou 284 municípios participantes do Programa Penso, Logo Destino (PLD), do Instituto do Meio Ambiente (IMA), o que representa 96% das cidades do Estado e beneficia mais de 6 milhões de pessoas.
O programa incentiva o descarte correto de resíduos, a logística reversa e a conscientização sobre consumo e reciclagem. Somente no primeiro semestre de 2025, foram recolhidos mais de 83 mil pneus e 100 toneladas de eletrônicos.
Criado em 2019, o PLD atua em três áreas: logística reversa, coleta seletiva e resíduos orgânicos. Ele conta com a atuação de 50 técnicos do IMA e já capacitou mais de 8,5 mil agentes de saúde em ações ambientais.
Segundo a presidente do IMA, Sheila Meirelles, o programa tem mudado hábitos e reforçado o compromisso do Estado com a sustentabilidade. O coordenador Cícero Brasil destaca que o PLD é baseado em continuidade, parcerias e engajamento social.
Reconhecido nacionalmente, o programa já recebeu o Prêmio Inovação Catarinense e foi apresentado em eventos do Ministério do Meio Ambiente e da FIESC, tornando Santa Catarina referência em gestão de resíduos no país.