Foto: Arquivo/Secom GOVSC
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) incluiu os casos de Near Miss Materno na lista estadual de doenças e agravos de notificação compulsória. A medida foi publicada na Portaria SES nº 1336, de 3 de outubro de 2025, no Diário Oficial do Estado.
O Near Miss Materno ocorre quando uma gestante, parturiente ou puérpera enfrenta uma condição potencialmente fatal, mas sobrevive graças à intervenção adequada dos serviços de saúde. As causas mais comuns são hemorragias, infecções, hipertensão grave e complicações obstétricas, que também estão ligadas à mortalidade materna.
Com a nova norma, profissionais de saúde que atendem ou têm acesso às informações da paciente devem notificar obrigatoriamente esses casos. O objetivo é aprimorar a vigilância da morbidade materna grave, permitindo respostas rápidas e eficazes no sistema de saúde.
Segundo João Augusto Fuck, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a notificação ajuda a identificar pontos fortes e falhas no atendimento, contribuindo para reduzir mortes maternas evitáveis e melhorar a qualidade da assistência à mulher em todas as etapas da gestação e do pós-parto.
Com a iniciativa, o Estado busca fortalecer a vigilância, entender melhor as causas da morbimortalidade materna e garantir uma maternidade mais segura para as mulheres catarinenses.