Fotos: Divulgação/PSFS
A draga Galileu Galilei iniciou neste fim de semana a dragagem da Baía da Babitonga, em uma obra de R$ 333 milhões considerada a maior do tipo em execução no país. O trabalho prevê o aumento da profundidade do canal de acesso aos portos de Itapoá e São Francisco do Sul, de 14 para 16 metros, permitindo a entrada de navios de até 366 metros de comprimento — os maiores já recebidos em portos brasileiros.
Além de ampliar a capacidade portuária, parte dos 12,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos dragados será usada para o engordamento da Praia de Itapoá. O projeto prevê o alargamento de 8 quilômetros de faixa de areia, que poderá atingir 200 metros de largura, tornando-se a maior obra de engordamento de praia da história do Brasil.
Atualmente, o material dragado é destinado a uma área autorizada pelo Ibama em alto-mar. Assim que os 5 quilômetros de tubulação estiverem montados a partir da Praia do Pontal do Norte, a draga — posicionada a 400 metros da costa — iniciará o envio da areia diretamente para a praia.
Parceria inédita no país
A dragagem é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) inédita entre os portos de São Francisco do Sul (público) e Itapoá (privado). O porto público investirá R$ 33 milhões, enquanto o terminal privado aportará R$ 300 milhões. O valor será ressarcido até 2037, com base no aumento das tarifas portuárias geradas pela movimentação de novos navios e cargas.
Fiscalização e acompanhamento ambiental
As empresas Geplan e Prosul foram contratadas, por licitação pública, para fiscalizar todas as etapas da obra — um contrato de R$ 9 milhões. Elas serão responsáveis por acompanhar o processo técnico, verificar a qualidade dos sedimentos, monitorar o engordamento da praia e garantir que o aprofundamento e o alargamento do canal sigam as normas ambientais e de engenharia.
Conclusão
As obras têm previsão de término para o segundo semestre de 2026 e marcam um novo capítulo na história da Baía da Babitonga, consolidando o complexo portuário de Itapoá e São Francisco do Sul como um dos mais modernos e estratégicos do país.