Foto: Roberto Zacarias / Secom GOVSC
Santa Catarina vai investir R$ 17 milhões no projeto Pet Levado a Sério, o maior programa de castração de cães e gatos do país. A ação prevê mais de 80 mil castrações em 273 municípios catarinenses, com o objetivo de promover o bem-estar animal, reduzir o abandono e os maus-tratos, além de prevenir doenças.
Com a lista final de cidades contempladas publicada, os municípios deverão apresentar os resultados dos processos licitatórios para contratação das castrações. Após análise e aprovação da Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), os recursos serão liberados.
O secretário da Semae, Emerson Stein, destacou que este é o primeiro investimento estadual voltado ao bem-estar animal. “Mais do que uma causa, é uma questão de saúde pública. Queremos fortalecer as políticas de saúde animal, especialmente nos municípios que ainda estão iniciando nesse tema”, afirmou.
Além das castrações, o programa oferece apoio técnico e capacitação às prefeituras, com ações de educação para guarda responsável e treinamento de agentes públicos. Segundo a diretora de Bem-Estar Animal da Semae, Fabrícia Rosa Costa, o objetivo é garantir resultados concretos: “Cuidar dos animais também é cuidar da saúde pública, evitando zoonoses e outros impactos nas comunidades.”