Foto: Divulgação /Sejuri
Blumenau foi palco, na sexta-feira, 3, e sábado, 4, do V Encontro das Policiais Penais, Agentes de Segurança Socioeducativas e demais Servidoras do Sistema Prisional e Socioeducativo de Santa Catarina (Eppass). O evento realizado no Himmelblau Palace Hotel e reuniu cerca de 200 profissionais da Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), vindas de diferentes regiões do estado e também de outros pontos do Brasil.
A abertura foi marcada por um anúncio inédito no país: a criação da Ouvidoria da Mulher, canal exclusivo para acolhimento, escuta especializada e encaminhamento das manifestações de servidoras que enfrentam situações de violência, discriminação ou outras demandas relacionadas. Lançada pela Sejuri, a iniciativa é pioneira no sistema penal e socioeducativo brasileiro em âmbito estadual.
“A Ouvidoria da Mulher é um canal inovador e essencial para garantir que nossas servidoras tenham voz e apoio especializado. Queremos que cada profissional se sinta acolhida e segura ao relatar suas demandas”, destacou a secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva, durante a solenidade.
Com uma programação diversificada, o V Eppass promoveu palestras, oficinas e debates voltados ao fortalecimento do diálogo entre as áreas prisional e socioeducativa, bem como à valorização e integração das servidoras. O objetivo é incentivar a troca de experiências, aprimorar práticas profissionais e criar espaços de confraternização que contribuam para o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Realizado desde 2019, o encontro já passou por Lages, Chapecó, Joinville, São José e agora a Blumenau em sua quinta edição.