Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Polícia Militar acompanha e desmobiliza tentativa de invasão em área da União em São José

Publicada em: 23/09/2025 07:25 -

Foto: PMSC

Na madrugada de domingo, 22, por volta das 4h50, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) foi acionada para verificar uma tentativa de invasão em terrenos de propriedade da União, localizados entre a rua Araranguá e a marginal da BR-101, em São José.

No primeiro deslocamento, os supostos invasores não foram localizados. Já por volta das 7 horas, guarnições 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) constataram a presença de aproximadamente 100 pessoas montando acampamento no local, que se autodenominavam “Ocupação Elizabeth Teixeira”.

Segundo informações repassadas, o grupo se identificava como membros da “Brigada de Trabalhadores por Terra, Trabalho e Teto” (B4T) e informava que cerca de 223 famílias em situação de vulnerabilidade ocupariam o espaço como forma de protesto contra os altos valores dos aluguéis e a especulação imobiliária. O líder do movimento, que possui diversas passagens policiais por crimes como dano, usurpação, esbulho possessório, ameaça, crime ambiental, entre outros, atuava como porta-voz do grupo durante as negociações.

Diante da negativa de desocupação inicial, o comando do 7º BPM acionou o Comando de Missões Especiais (CME), que atuou com o Regimento de Polícia Militar Montada (Cavalaria), o Batalhão de Polícia de Choque, a Companhia de Policiamento com Cães (Canil) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), além das guarnições do Tático do 11ª Comando Regional de Polícia Militar e guarnições de área, que permaneceram no local durante as tratativas. Por volta das 11 horas, os ocupantes decidiram se retirar de forma pacífica. A desmobilização do acampamento foi acompanhada pela Polícia Militar até aproximadamente 15 horas, sem registro de incidentes.

Compartilhe: