Foto: Arquivo Secom/GovSC
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) adere ao projeto “Manejo Clínico de Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e Cuidado Integral ao Pré-Natal na Atenção Primária à Saúde (APS)”. A iniciativa é uma parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). O objetivo é qualificar o atendimento de condições crônicas, fortalecendo a Rede de Atenção à Saúde em todo o estado.
A ação foi viabilizada pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) e está alinhada à implementação da Linha de Cuidado de Condições Crônicas, aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Será executada pelos Hospitais Albert Einstein e Moinhos de Vento.
“As condições crônicas não transmissíveis representam um dos maiores desafios de saúde pública e são responsáveis por mais de 70% das mortes no país. Em Santa Catarina, essa nova parceria busca fortalecer a implementação da Linha de Cuidado em Condições Crônicas em todas as regiões de saúde do estado, garantindo uma atenção mais integral e coordenada”, explica a Dra. Priscila Romanoski, responsável técnica da Gerência de Atenção, Promoção e Prevenção à Saúde da DAPS/SES.
Com duração prevista até 2026, a iniciativa prevê a capacitação de aproximadamente 4,2 mil profissionais de saúde no estado. O Hospital Albert Einstein será responsável pela coordenação das ações na macrorregião do Meio Oeste. O Hospital Moinhos de Vento atuará nas macrorregiões do Vale do Rio Itajaí, Grande Oeste, Planalto Norte e Nordeste, Grande Florianópolis e Sul.