Foto: Thiago Kaue/SecomGOVSC
Os setores de comércio e serviços de Santa Catarina encerraram o primeiro semestre de 2025 crescendo acima da média nacional, conforme dados do IBGE divulgados nesta semana. O comércio teve alta de 6,2% e o setor de serviços aumentou 4,6%. Os resultados positivos revelam o momento crescente da economia catarinense, com alta da atividade econômica e da geração de empregos.
Comércio cresce 6,2% no primeiro semestre
Conforme os dados do IBGE, o comércio varejista de Santa Catarina acumulou alta de 6,2% no primeiro semestre de 2025. O percentual é puxado sobretudo pelas vendas de artigos de uso pessoal e doméstico (15,2%), tecidos, vestuário e calçados (7,5%), hipermercados e supermercados (7,2%) e artigos farmacêuticos, de perfumaria e cosméticos (5,8%).
Com a alta de 6,2%, Santa Catarina ficou bem acima da média nacional, que somou 1,8% no mesmo período. O estado ocupa a segunda colocação no ranking nacional, atrás apenas do Amapá (7,8%) e empatado com a Paraíba (6,2%). Já nos últimos 12 meses o comércio catarinense acumula elevação de 5%.
Serviços têm alta de 4,6% no primeiro semestre
No primeiro semestre de 2025, o setor de serviços de Santa Catarina registrou alta de 4,6% ante média nacional de 2,5%. O resultado positivo colocou o estado na sexta colocação do ranking nacional, atrás de Distrito Federal (7,9%), Tocantins (7,7%), Rio Grande do Norte (6,4%), Paraíba (6%) e Sergipe (5,9%), conforme o IBGE.
O desempenho catarinense é puxado pelo segmento de serviços prestados às famílias, com alta de 9,2%, e também pelos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com elevação de 6,1%. Os serviços de informação e comunicação (4,6%) também tiveram variação importante. Já os serviços profissionais, administrativos e complementares, bem como outros serviços, oscilaram negativamente em -0,2%.