Foto: Divulgação/Prefeitura de Pomerode
Uma força-tarefa composta pela Prefeitura de Pomerode, Polícia Militar Ambiental, CIMVI e IMA está investigando a origem de uma grande quantidade de espuma que surgiu no Rio do Testo, em Testo Central, na tarde de terça-feira (08/07). O alerta veio da empresa Weiku do Brasil, que notou o fenômeno nas corredeiras próximas à sua barragem.
A equipe de fiscalização ambiental confirmou a presença da espuma em um trecho específico do rio, sem, no entanto, constatar mortandade de peixes. Coletas de água foram realizadas em pontos estratégicos e serão analisadas por laboratório especializado para identificar a substância e o agente poluidor. Os resultados são esperados em até 30 dias.
Empresas localizadas na área foram vistoriadas. Caso o responsável pelo lançamento irregular de substâncias no rio seja identificado, poderá enfrentar severas penalidades, incluindo multas de até R$ 1.600.000,00, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. A Prefeitura de Pomerode reitera seu compromisso com a proteção ambiental e solicita o apoio da comunidade para repassar informações que possam auxiliar na investigação, através do telefone (47) 3387-7234 ou na Praça do Cidadão.