Fotos: Divulgação / Secom
Na tarde de sexta-feira, 27, em Florianópolis, a Secretaria de Estado da Saúde (SESanunciou a entrega de 33 novos equipamentos médicos que irão reforçar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com essa aquisição, todas as Unidades de Suporte Avançado passam a contar pela primeira vez com compressores torácicos externos automáticos.
O investimento do governo estadual na compra dos equipamentos foi de cerca de R$ 2 milhões. Esses aparelhos, que utilizam tecnologia avançada, prometem elevar significativamente a qualidade do atendimento prestado à população.
Os novos dispositivos são essenciais em situações críticas, proporcionando maior eficácia nas manobras de reanimação e complementando o trabalho das equipes médicas. Os compressores garantem uma assistência contínua e padronizada, mesmo em casos complexos.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos provenientes do Contrato de Gestão da Fahece, a organização social que gerencia as Unidades de Suporte Avançado do Samu. Segundo Carla Birolo Ferreira, diretora-geral do Samu/Fahece, os atendimentos cardiorrespiratórios — que frequentemente requerem massagens cardíacas — representam 31% das ocorrências atendidas, totalizando cerca de 1.100 atendimentos mensais realizados pelas Unidades.