
Foto: Divulgação/IMA
Santa Catarina avança de forma expressiva na gestão de resíduos sólidos e celebra um feito histórico: 90% dos municípios catarinenses aderiram ao Programa Penso, Logo Destino (PLD), do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Com isso, o programa se consolida como aquele com maior capilaridade nos 50 anos de história do órgão ambiental estadual. São 266 municípios engajados, o que quer dizer que o PLD já beneficia diretamente mais de 5 milhões de catarinenses com a promoção da destinação correta de resíduos e fortalecimento da logística reversa.
Para a presidente do IMA, Sheila Meirelles, o programa tem sido eficaz em implementar soluções inovadoras para a destinação de resíduos sólidos e, ao mesmo tempo, tem incentivado os municípios catarinenses a adotar práticas mais sustentáveis.
Conforme o coordenador estadual do programa, Cícero Brasil, desde o seu lançamento, em dezembro de 2019, o PLD tem se destacado por seu compromisso em estruturar a gestão de resíduos em três frentes principais: logística reversa, coleta seletiva e resíduos orgânicos. “Em sua primeira etapa, focada nos sistemas de logística reversa, os municípios e entidades gestoras realizam, por meio da mediação do IMA, a coleta e destinação ambientalmente adequada de lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas, baterias, pneus e embalagens de agrotóxicos”, explica.
De acordo com ele, a meta estabelecida por meio de convênio com o Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) era alcançar 90% dos municípios até o fim de 2026. No entanto, tendo em vista a efetividade das ações propostas e as sólidas parcerias estabelecidas, foi possível atingir esse objetivo com 20 meses de antecedência. Segundo o coordenador, o trabalho dos mais de 50 técnicos do IMA, responsáveis pela coordenação regional do programa nas 16 Coordenadorias Regionais de Meio Ambiente (Codams), é fundamental para que o programa chegue a esse grande número de municípios.