Foto: Divulgação / Porto de Itapoá

O Governo de Santa Catarina, por meio da Porto de São Francisco do Sul, e o Porto Itapoá realizam na sexta-feira, 21, às 14h, a assinatura do contrato inédito de Parceria Público-Privada (PPP) para a obra de dragagem e aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga. O evento realizado no Porto Itapoá, contará com a presença do governador Jorginho Mello, consolidando um marco inédito para a infraestrutura portuária e costeira do Brasil. Na ocasião, também será lançado o edital de licitação para a escolha da empresa responsável pela execução do projeto.

A obra, que envolve um investimento de cerca de R$ 300 milhões, permitirá a atracação e operação de embarcações de 366 metros de comprimento – sendo o primeiro porto do Brasil com capacidade para navios desse porte com carga máxima. A obra vai impulsionar a competitividade dos portos do Complexo da Babitonga e o desenvolvimento econômico como um todo.

A iniciativa não apenas melhora a segurança da navegação e a eficiência logística, mas também fortalece o turismo e a proteção costeira da região. O grande diferencial do projeto é a destinação dos sedimentos da dragagem para a recuperação das praias de Itapoá, ampliando a faixa de areia, um feito inédito no país.

O projeto, que teve importante participação da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e da Secretaria da Fazenda (SEF), será o primeiro do Brasil nesse formato e tende a ser um modelo que pode ser aproveitado no sistema portuário nacional. Para o Secretário da SPAF, Beto Martins, “Santa Catarina já foi pioneira na criação de uma estrutura dentro do Governo do Estado para tratar de portos, aeroportos e ferrovias de forma exclusiva e estratégica. E agora está sendo pioneira mais uma vez oferecendo ao Brasil este case único de sucesso, que une setor privado e o setor público para potencializar o desenvolvimento do complexo portuário da babitonga, uma ferramenta logística fundamental para o desenvolvimento sustentável desta importante região do estado”.

O formato de financiamento da obra, que conta com a integração do poder público e da iniciativa privada, terá o Porto Itapoá como responsável pelo financiamento de boa parte dos custos. “O retorno do investimento realizado pelo Porto Itapoá virá pelo aumento da movimentação gerada pela entrada de navios maiores e com uma quantidade maior de contêineres que hoje não atracam nos portos da Babitonga pela profundidade do canal”, afirma Cleverton Vieira, presidente do Porto de São Francisco do Sul, autoridade portuária da Baía da Babitonga.

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Desenvolvimento econômico e inovação ambiental

Com a ampliação da profundidade do canal de 14 metros para 16 metros, os portos da Baía da Babitonga estarão aptos a receber grandes navios, aumentando significativamente a eficiência logística e consolidando a região. Atualmente, o Complexo Portuário da Baía da Babitonga consegue receber navios de contêineres de até 336m de comprimento, com capacidade para até 10 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Com a obra, essa capacidade será aumentada para 16 mil TEUs.

Para o presidente do Porto Itapoá, Ricardo Arten, a obra representa um avanço estratégico para o desenvolvimento econômico local e estadual. “A modernização do canal permitindo a entrada de navios de até 366 metros vai impulsionar ainda mais os portos da Babitonga, que já registram recordes de movimentação, ampliando nossa competitividade no cenário global. Com o aumento da capacidade operacional, espera-se a geração de novos empregos diretos e indiretos, além de um impacto positivo em nível nacional”.

A expectativa é que as obras tenham início em 2025 e sejam concluídas já em 2026.

Sobre o Complexo Portuário da Baía da Babitonga

Os portos da Baía da Babitonga estão entre os mais eficientes do país. O Porto de São Francisco do Sul é um dos mais movimentados do Brasil, tendo registrado a marca de 17 milhões de toneladas de mercadorias em 2024. Já o Porto Itapoá, que se destaca na operação de cargas conteinerizadas e é o maior empregador do município, movimentou cerca de 1,2 milhão de TEUs em 2024, equivalente a 14 milhões de toneladas: um crescimento expressivo de 19% em relação a 2023.

Atualmente, o Complexo Portuário da Baía da Babitonga responde por mais de 60% da movimentação portuária de Santa Catarina, em tonelagem. Com a modernização da infraestrutura e a ampliação da capacidade de operação, Santa Catarina reforça sua posição estratégica no comércio exterior, garantindo mais eficiência e sustentabilidade para o setor.

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