Representando Pomerode, a Professora Luciana Lisboa, da EEBM Profª Noemi Vieira de Campos Schroeder, recebeu o segundo lugar na categoria Educação Infantil, da etapa nacional da 2ª edição do Prêmio Educador Transformador. 

  

A cerimônia de premiação aconteceu na tarde de quarta-feira (24/04), em São Paulo, durante a Bett Brasil 2024, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina. 


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Das Schmetterlinghaus: Ciência na Educação Infantil 

  

A conquista do segundo lugar foi com o projeto "Das Schmetterlinghaus: Ciência na Educação Infantil". Com alunos dos Prés 1 e 2, a Professora Luciana Lisboa desenvolveu um borboletário, que surgiu a partir da leitura do livro “Ler e Viajar”, da autora Andrea Gustmann Gomes. Neste livro, tinha a história de uma borboleta de uma asa só, alusão à letra ß. 

  

“O objetivo do projeto foi trabalhar dentro dos campos de experiência. Utilizamos o método científico para fazer uma verdadeira pesquisa científica envolvendo uma questão norteadora, um problema identificado pelos alunos, ao qual eles criaram hipóteses e eles queriam uma resolução”, explica a professora Luciana Lisboa. 

  

Além da disciplina de ciências, que explorou o ciclo biológico da borboleta, o projeto abrangeu todas as outras disciplinas da grade curricular do ensino bilíngue em Pomerode. “Com isso, a gente avançou especialmente uma característica fundamental da educação infantil que é a curiosidade, e é a curiosidade que é a grande característica de um cientista. Ao propiciar para eles momentos de experiências e de vivências, nos diversos campos de experiência, com diferentes objetos de conhecimento, falando de uma forma mais simples, nós transformamos os alunos do pré-escolar em cientistas, em mini-cientistas”, conclui. 

  

Sobre o Prêmio Educador Transformador 

  

Em sua segunda edição, o prêmio é uma iniciativa conjunta do Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, com o objetivo de destacar projetos de Educação Transformadora criados por professores de todo o Brasil. 

  

No total, quase 3.500 projetos foram inscritos. Após avaliação de um painel de jurados, composto por professores, mestres e doutores em Educação, além de especialistas da área, foram anunciados os resultados das etapas estaduais e regionais (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste). Dessas fases, apenas 35 finalistas avançaram para a etapa nacional da premiação. 

  

“Eu me emociono muito, porque primeiramente pra mim é uma honra, porque a qualidade dos projetos inscritos é uma coisa absurda. E a gente não está falando só de Santa Catarina, a gente está falando do Brasil. Então, todos os projetos de educação infantil que concorreram ao prêmio, do Brasil todo, foram projetos maravilhosos. Foram projetos que me emocionaram durante todo o processo. E, então, estar em segundo lugar, ser a vice-campeã, é uma coisa que não passava pela minha cabeça de forma nenhuma”, revela a professora de Pomerode 


Fonte: Prefeitura Municipal de Pomerode