O 18º Festival Gastronômico de Pomerode vai promover um encontro da tradição germânica com ingredientes brasileiros adotados pelos imigrantes. De 4 a 21 de julho, 12 restaurantes servirão ao público receitas inéditas inspiradas no tema "Raízes Germânicas, Sabores Tropicais". É a primeira vez que o evento lança foco sobre o lado tropical da chamada cultura brasileira de origem alemã. 

Publicidade ( Click Aqui)



  

As receitas elaboradas terão como protagonistas alimentos encontrados na exuberante Mata Atlântica ou que eram de consumo regular na então província de Santa Catarina, no século XIX. Cada estabelecimento assumiu o desafio de criar um prato novo a partir de um ingrediente sorteado. São eles: palmito, milho, aipim, melado, farinha de mandioca, batata-doce, banana, frutas cítricas, cachaça, café, cará e amendoim. O tema integra o festival às celebrações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil. 

  

O evento é uma realização da Associação Visite Pomerode (Avip), com apoio da Prefeitura de Pomerode. 

  

Nesta edição, o trabalho de elaboração das receitas conta com a consultoria gastronômica do chef Willian Aimar, viabilizada por uma parceria entre Associação Visite Pomerode e Sebrae/SC. Desde março, os 12 restaurantes vêm participando de palestras, workshops e treinamentos com o objetivo de transformar o tema escolhido em uma experiência gastronômica única. 

  

Além dos chamados "pratos estrela", que obedecem à temática de cada edição do festival, cada restaurante tem liberdade para explorar a própria identidade gastronômica em outros pratos do cardápio. Ao todo, serão cerca de 100 opções à escolha. 

  

A programação completa, com todas as atrações do evento em 2024, está em elaboração e deve ser divulgada no mês de junho.


Mais informações: www.visitepomerode.com.br


Fonte: Prefeitura Municipal de Pomerode