Foto: Marina Simões /SED
A Secretaria de Estado da Educação vai propor discussões importantes sobre dois temas relevantes ao longo do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD): programas de aprendizagem extraescolares e sua validação no currículo do Ensino Médio, além das parcerias público-privadas em infraestrutura educacional. O evento acontecerá durante quinta, sexta-feira e sábado no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, e contará com a participação de representantes dos governos estaduais dos estados do Sul e Sudeste do Brasil.
Recentemente, o
Ensino Médio teve seu currículo alterado, por meio da Lei nº 14.945/2024, de 31
de julho deste ano. Com a mudança, os estados têm a responsabilidade de
regulamentar, se assim desejarem, o reconhecimento das aprendizagens extraescolares
realizadas por estudantes de Ensino Médio de Tempo Integral, desde que seja
comprovada a relação com o próprio currículo desta etapa de ensino, de acordo
com as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Desta forma, a SED vai propor o debate acerca do programa de aprendizagem profissional, por meio da Lei Jovem Aprendiz, trazendo dados, possíveis problemas e soluções para discutir a integração da desta modalidade no currículo do Ensino Médio.
Outro tema que será abordado é o impacto positivo oferecido por parcerias público-privadas para aprimorar o serviço público em educação, principalmente relacionado à infraestrutura e à manutenção das unidades escolares. Serão apresentados estudos para ser discutido o que é mais benéfico aos estados e o retorno que parcerias assim podem proporcionar.
COSUD
O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) é um evento criado para fortalecer a cooperação entre os governos das regiões e promover discussões sobre temas como: Segurança Pública, Meio Ambiente, Governo, Economia, Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano estão entre as áreas discutidas. Esta vai ser a 12ª edição do COSUD.